Trabalho do 2.º Escalão

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

O projeto “Sim, criar uma árvore dá frutos” foi desenvolvido/concretizado em articulação com a disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, no âmbito do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, na turma do 11.º ano (24 alunos).
Neste sentido, o módulo em curso na disciplina supracitada versava o tema “Proteção do Ambiente”. Assim, aliado a este conteúdo temático e às práticas sustentáveis da escola EPAMAC, escolheu-se a elaboração de uma árvore autóctone, Pinus Sylvestris.
Na construção da árvore, os materiais utilizados foram: madeira, tintas, arame, cola, jornal, embalagens com o símbolo Tetra Pack e embalagens da Compal com o símbolo FSC.
Importa sublinhar que a nossa escola conta com 100 hectares de exploração agrícola e florestal, por isso, a estrutura base da árvore foi concebida com madeiras velhas que os alunos recolheram no recinto escolar.
Os alunos decoraram a base da árvore com embalagens tetra Pack pintadas a verde e recortadas de forma a assemelhar-se a relvado.
O tronco foi revestido a jornal, tendo sido pintado a castanho para se recriar a casca do tronco de pinheiro.
As folhas (agulhas) foram construídas a partir das embalagens Tetra Pack, que previamente foram pintadas a verde e recortadas pelos alunos. Tal visou dar forma à copa da árvore, ou seja, tentou-se que a copa da nossa árvore ficasse semelhante à do pinheiro.
Dado que o pinheiro é uma gimnospérmica, não podíamos construir frutos. Assim, construímos pinhas (cones) usando embalagens da Compal com o símbolo FSC. Assim, os alunos moldaram folhas de jornal em forma de cone e envolveram-se, ou seja, colaram quadrados de 3 cm previamente recortados dessas embalagens.
O resultado final foi extremamente interessante, tendo os alunos revelado, ao longo de todo o processo da construção da árvore, um grande empenhamento e entusiasmo!