Trabalho do 2.º Escalão

Escola Sec. de Lagoa (Lagoa (Açores))

Identificação da turma:
A Unidade Especializada com Currículo Adaptado da Escola Secundária de Lagoa é composta por 12 alunos, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade, sendo que 4 são do sexo feminino e 8 do sexo masculino. Numa breve análise às problemáticas que afetam os discentes, verificam-se 3 casos de paralisia cerebral, 1 caso de autismo e 8 quadros de atrasos mentais ligeiros a moderados, associados, nalguns alunos, a outros diagnósticos.
Processo de Construção da Árvore:
Dadas as características individuais muito particulares do grupo/turma, a abordagem ao desenvolvimento da árvore motivada pelo concurso “Sim, criar uma árvore dá frutos”, promovido pela Tetra Pak e Compal, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa e FSC Portugal, pretendeu ter uma forte ligação à região a que os alunos pertencem, em especial pelas fortes vivências dos participantes da turma ao meio rural e à atividade agropecuária em particular.
Desde o surgimento da ideia para a participação no citado concurso, o tema foi desenvolvido ao nível do concreto, pois os alunos da turma em questão revelam um pensamento maioritariamente desta categoria.
Os objetivos primordiais da turma foram: melhorar os conceitos que os alunos possuem acerca da realidade envolvente; e participar numa iniciativa de âmbito nacional de valorização do meio ambiente.
Neste sentido, privilegiou-se a utilização de pacotes de leite no corpo principal da árvore, com relevante destaque para a palavra “Açores”, mantendo-se as cores predominantes ao nível do verde e do branco.
Como forma de materializar o orgulho destes jovens pela sua região, foi endereçado um convite ao ex-internacional da Seleção Portuguesa de Futebol, Pedro Pauleta para ser o rosto da árvore produzida pela Unidade Especializada com Currículo Adaptado da ESL.
Materiais utilizados:
Cartão; pacotes de leite e de sumo de laranja Compal; agrafos; cola e madeira (no interior do tronco e dos ramos para reforçar a estrutura).
Metodologias:
No desenvolvimento da árvore foram utilizadas técnicas de desenho em cartão; corte deste material, com recurso a x-ato; recorte de pacotes com tesoura; desenho de moldes para os frutos; colagem com cola quente.