Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Casa de Infância de Santo António (HORTA)

Projeto: “Sim, criar uma árvore dá frutos”
Ano: 2014
Entidade: Colégio de Santo António


1.Conceito

Sendo a Casa de Infância de Santo António uma Eco-Escola, a valência do 1º Ciclo designada de Colégio de Santo António participou no concurso ambiental da Tetra Pak e Compal que consistia na criação de uma árvore de fruto cuja composição integrasse embalagens das entidades supracitadas.
Este projeto visou consciencializar para a proteção das árvores que são utilizadas no fabrico do cartão usado na composição das embalagens, promovendo assim uma gestão responsável das florestas, assegurando melhores práticas ambientais, económicas e sociais.

2.Construção

2.1.Materiais utilizados:
- Embalagens Tetra Pak e Compal;
- Cola quente;
- Madeira;
- Agrafos;
- Tesouras;
- Tinta.

2.2.Dimensões

Altura – 1,75m (aproximadamente)
Largura – 1,50 (aproximadamente)


2.3.Processo de construção/metodologias

O projeto foi realizado em 3 fases, sendo elas, a idealização, a projeção e por fim a construção.


1ª fase: Idealização
Nesta fase inicial explicou-se aos alunos o que se pretendia fazer e quais as regras a ter em atenção. Transmitindo-lhes que poderiam idealizar de forma criativa a árvore, não sendo obrigatório fazer uma representação realista da mesma. Posteriormente os mesmos fizeram um esboço individual, seguindo-se a votação para a eleição daquele que serviria de suporte para as fases seguintes.


2ª fase: projeção
Partindo do esboço escolhido, a equipa docente idealizou a estrutura que melhor representaria a ideia seleccionada.


3ª fase: construção
Construiu-se uma base em madeira, cujo revestimento foi feito com embalagens Tetra Pak, exibindo o interior das caixas (prateado) de forma a minimizar o ruído visual em relação às folhas e aos frutos. Para a ramificação o suporte utilizado foram ramos de pequenas dimensões, revestidos com tiras de embalagens Tetra Pak, dando assim continuidade ao tronco. Para a construção das folhas utilizou-se o mesmo material. E no que concerne aos frutos, estes foram construídos recorrendo a embalagens Tetra Pak de 1l da marca Compal evidenciando os símbolos Tetra Pak e FSC , tendo-se aplicado alguma tinta nos frutos, de forma a que os mesmos se evidenciassem, contrastando com a cor prateada dominante.

4.Intervenientes

Intervieram neste projeto os encarregados de educação, através da recolha de embalagens Tetra Pak e os alunos do 1º Ciclo, com o auxílio dos professores e ajudantes de educação na realização.


Leave a Reply