Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (TORRES NOVAS)

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta Creche/Jardim de Infância

Passatempo “SIM, criar uma árvore DÁ FRUTOS”

Memória Descritiva

O envolvimento da escola neste projeto, passou inicialmente por conversar com as crianças das várias salas de jard. de inf. sobre o projeto em causa, auscultar as suas ideias e opiniões por forma a definir com elas como iríamos construir a nossa árvore. A adesão dos Pais na sequência das informações que as crianças passaram, foi imediata e desde logo começaram a ser levadas para a escola, embalagens vazias de sumos compal e de leite Tetra Pak.
A partir daí e definido como iríamos construir a árvore e os frutos, houve que distribuir tarefas pelas várias salas, de acordo com as várias fazes da construção da árvore e com as várias idades envolvidas.
Assim utilizadas embalagem de leite Tetra Pak, para a construção do tronco foi este pintado de castanho de acordo com a opinião das crianças, já os ramos, foram sendo pintados com a cor de cada uma das sala/idade das crianças que frequentam a Instituição. Para a elaboração dos frutos recorreu-se a várias técnicas recorte, picotagem e dobragens. Também as técnicas aqui utilizadas foram sugeridas pelas crianças.
O envolvimento das crianças foi constante desde o início deste projeto, só assim foi possível sentir o seu interesse entusiasmo e motivação.
Terminado a construção, a satisfação foi a sensação geral, consequência da forma como as crianças foram e vão participando em projetos cujo objetivo do nosso ponto de vista só visa ajudá-las na sua formação em termos ambientais. Porque do nosso ponto de vista , com crianças, é mais pelas açãos do que pelas palavras que se permite investir para mais tarde serem cidadãos para quem o ambiente é uma prioridade natural, que faz parte da sua forma de ser e estar.
Participaram neste projeto, as cianças de creche e jardim de inf. ( desde os 2 anos até aos 5/6 anos), os Pais, as Educadoras de Infância e Ajudantes de Ação educativa das respertivas salas.
Coordenou e acompanhou este projeto a Diretora Técnica, também coordenadora do programa Eco-Escolas Isabel Correia.


Uma nota ou pedido de desculpas.

Visando enriquecer tudo o que aqui descrevemos, registamos, todos os passos da construção da árvore com fotografias, que pela importância que lhe atribuímos, entendemos enviar. Assim caso as entendam visualizar, desde já agradecemos. Mas não nos penalizem que o vosso entendimento seja respeitar apenas a visualização de 4 fotos, como consta do regulamento.


Leave a Reply