Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Semi-Internato de Santa Clara (Funchal)

MEMÓRIA DESCRITIVA:
Identificação:

Nome da Escola: Infantário Semi-Internato de Santa Clara.
Numero total de alunos que participaram neste projecto: 169 alunos
Grau de Ensino: Pré-Escolar – Jardim de Infância




Síntese do processo de elaboração do trabalho:

• Descrição da árvore:
A árvore tem 2,51 metros de altura desde a base do tronco até o cimo da copa da árvore. Utilizamos exclusivamente embalagens da Tetra Pak da marca de sumo da “Compal”, para construir esta árvore: sendo 150 pacotes de sumo “Compal fresh de laranja”, utilizados no tronco da árvore; 73 pacotes de sumo “Compal fresh de laranja, ananás e maçã”, utilizados na copa da árvore e 40 pacotes de sumo da “Compal” de sabores variados para fazer os frutos das árvores, perfazendo um total de 263 embalagens da Tetra Pak, de sumos de 1 litro da marca “Compal”.
A árvore está construída sobre uma base de contraplacado já existente na instituição, cortada em forma rectangular, com as seguintes medidas: 78 cm por 53 cm. Por cima desta base começamos a colar os pacotes, entre si com cola quente, na posição vertical, perfazendo um total de 6 andares, cada um com 25 embalagens (5x5) de sumo Compal, todos exclusivamente da Tetra Pak. Esta base representa o tronco da nossa árvore em três dimensões (como podemos ver na foto). Importa referir que tivemos o cuidado de deixar o símbolo da tetra pak virado para fora ao longo de todo o tronco da árvore.
Para construir a copa da árvore utilizamos duas caixas grandes de papelão, onde desenhamos o formato da copa e fazendo um corte neste molde, encaixamos em cruz as duas metades da copa da árvore. Deste modo ficamos com uma copa em três dimensões. Após este processo, começamos por colar os pacotes na copa da árvore, respeitando um padrão de cor: sumo de laranja, sumo de ananás e sumo de maçã. Os pacotes foram cortados a meio e colados na frente e verso de cada face da copa, dando a ilusão de que estão encaixados na árvore. Também na copa colocamos os frutos variados, as flores e algumas borboletas e abelhas (os detalhes destes adereços são descritos no ponto: “descrição dos adereços)
Esta árvore encontra-se exposta na entrada da instituição, junto ao nosso placard Eco-Escolas. Zona de destaque e boa visibilidade na escola, onde diariamente, pais e crianças tem a possibilidade de ver este trabalho.
Ao longo deste projeto tivemos uma adesão muito significativa por parte dos pais que para além de trazerem os pacotes de sumos que consomem em casa, trouxeram também embalagens dos seus locais de trabalho, nomeadamente os pais que trabalham em hotelaria.

DESCRIÇÃO DOS ADEREÇOS:
• Frutos: Elaborados com as embalagens da Tetra Pak de 1L da marca
Compal. Estes frutos foram cortados, utilizando o fundo das embalagens, para lhes dar forma, zona que evidencia a marca FSC®. O caule do fruto mostra a marca da Tera Pak e a folha a marca “Compal”.
• Flores: Elaboradas com taças de iogurte, onde a palavra “Compal” foi recortada e colada para fazer o interior da flor.
• Borboletas e abelhas feitas com caixinhas de ovos surpresa (transparentes, amarelos e laranja em plástico) e as asas feitas com embalagens de sumo da Compal.

AÇÕES DESENVOLVIDAS E A DESENVOLVER RELACIONADAS COM A RECICLAGEM DAS EMBALAGENS DA TETRA PAK:
• Separação diária dos resíduos, nos ecopontos existentes em todas as salas de atividades da instituição;
• Realização de Visitas à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Funchal, onde as crianças tiveram a oportunidade de presenciar como é realizada a separação dos resíduos. Com especial atenção a todos os resíduos destinados ao ecoponto amarelo. Contamos sempre com a colaboração da Câmara Municipal do Funchal que é um dos nossos parceiros mais assíduos, sempre disponível para a marcação, transporte e acompanhamento de todas as visitas que realizamos.
• A decoração da copa da árvore e a execução dos adereços foram feitos em parceria com as crianças, exclusivamente com materiais em plástico (iogurtes, embalagens de sumo da Tetra PaK, da marca “Compal”.

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO:
Realizamos um aviso aos encarregados de eduação, onde o projeto foi dado a conhecer e onde foi pedido a colaboração dos pais e familiares para a recolha das embalagens da Tetra Pak, da marca “Compal”. Após este aviso, alguns pais manifestaram o seu interesse em participar neste projeto e começaram a colaborar ativamente na recolha das embalagens para a construção da nossa árvore.
Tendo em conta que o respeito pelo meio ambiente e a importância de reduzir, reciclar e reutilizar, fazem parte, dos objetivos centrais do Projeto Educativo da nossa Instituição, faz todo o sentido abordarmos o tema da Reciclagem ao longo de todo o ano letivo. Pretendemos assim, a partir deste projeto, continuar a desenvolver inúmeras atividades no âmbito da reciclagem, renovação e recuperação de materiais, dando-lhes uma nova vida.


Leave a Reply