Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Escola Básica de Cabeceiras de Basto (Cabeceiras de Basto)

Sim, criar uma árvore dá Frutos!
Construir uma árvore com embalagens da "Tetra Pak" e frutos feitos com embalagens da "Compal" (com o selo FSC)

Para a construção desta grandiosa árvore foi necessário envolver os encarregados de Educação com a doação dos pacotes de leite grandes da "Tetra Pak" com o símbolo da "FSC", assim como com pacotes da "Compal" com o símbolo da "FSC", pois cada pacote da "Compal" só dava para a elaboração de um fruto.
Foram ainda reutilizados os pacotes de leite achocolatado da marca "Agros" que tinham os símbolos da "Tetra Pak" e da "FSC", que as crianças levavam para o lanche da escola, e que estas lavaram cuidadosamente com água e guardaram para colocarem nos troncos das árvores.

Para segurar o tronco, onde foram colocados os pacotes de leite grandes, foi reutilizado o cabo de uma vassoura velha já inutilizada. Para segurar os pacotes de leite dos ramos reutilizou-se restos de arames das podas das videiras cedidos por um agricultor local.

Os frutos escolhidos pelas crianças foram as pêras, sendo que desta forma resolvemos construir uma pereira. As folhas foram feitas com as partes verdes que sobraram dos pacotes de leite.

Por fim, com tinta castanha e uma esponja salpicamos o tronco, e com tinta verde e uma esponja fizemos o mesmo aos ramos. As letras "FSC" foram todas identificadas com um círculo verde em todas as pêras. Na base da árvore colocamos flores das embalagens de leite "Agros" para anunciar a chegada da Primavera.
Foi um trabalho do agrado das crianças e os encarregados de Educação mostraram muito empenho na sua colaboração, onde aplicamos a reutilização de materiais.

Com a construção desta árvore queremos transmitir a seguinte mensagem:
“ Elucidar as crianças e toda a comunidade que as árvores são importantes para a preservação da natureza e do ser humano”.


Leave a Reply