Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

EB 123/PE do Curral das Freiras (Câmara de Lobos)

A árvore da EB123/ PE do Curral das Freiras foi construída pelas crianças da sala do pré- escolar, bem como a equipa pedagógica da mesma. Foi pedida a colaboração de toda a comunidade escolar na recolha de embalagens de sumo da Compal.
Após essa recolha, os pacotes maiores foram utilizados para a construção do tronco e para o recorte dos frutos, para colocar na árvore. Os pacotes mais pequenos serviriam para os ramos.
No interior do tronco, formado a partir de pacotes de 1 litro colados uns aos outros com cola quente, foi colocado arame para moldar os ramos da árvore. Esta primeira parte da construção foi feita pelos adultos, atendendo à perigosidade dos materiais. Seguidamente, as crianças encaixavam os pacotes mais pequenos nos arames, de forma a fazer surgir os ramos da nossa árvore. Posteriormente, algumas crianças pintaram a árvore com recurso a tinta de guache acrílica, verde e castanho, enquanto outras cortavam os frutos dos pacote maiores de sumo. Para finalizar, foram colados e pendurados alguns frutos.
A nossa árvore de frutos estava pronta e teve direito a estar exposta, em destaque, na entrada da escola, para que toda comunidade escolar conhecesse o trabalho realizado pelos artistas mais pequenos.
Durante a construção da árvore, todas as crianças mostraram-se entusiasmadas, com vontade de participar, principalmente no encaixe dos pacotes pequenos nos arames e na pintura. Mostravam-se muito ansiosas para ver o resultado final, perguntando frequentemente se estava pronta.


Leave a Reply