Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Escola EB1 n.º2 do Cacém (Sintra)

A criação da “Árvore que dá frutos” da EB nº2 do Cacém resultou da recolha e seleção de vários materiais, passiveis de ser reutilizados (rolos e tubos de cartão, trapilho e papeis usados,…), predominando as embalagens da Tetra Pak e da Compal e contando com a participação de toda a comunidade educativa extensiva à família.
O tronco da árvore foi construído com tubos de cartão, forrado com embalagens Tetra Pack. Os ramos feitos com tubos de cartão foram encaixados no tronco. Para as folhas foram utilizados diferentes tipos de papel que as crianças recortaram em forma de folha, personalizaram com os seus nomes e colaram nos ramos da árvore.
Tal como pedido, os frutos foram elaborados a partir das embalagens de 1 litro da Compal. Reduziu-se o tamanho de cada embalagem através do corte e justa posição das duas partes tendo o cuidado de manter em destaque o símbolo FSC .
Pequenos gestos fizeram a diferença quando multiplicados por pequenas mãos, ávidas de semear consciências, fazendo arte ao criar frutos em defesa ambiental.
Ficou a convicção que muito há ainda para aprender e fazer, mas… com o desejo veemente de luta por um ideal: “sim, criar uma árvore dá frutos” com a Tetra Pak e a Compal, na preservação do meio ambiente e recursos naturais.


Leave a Reply