Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

Na Escola EB1/JI Porto Pinheiro estiveram envolvidos neste concurso de elaboração da árvore, feita a partir de embalagens da Tetra Pack usadas, 344 alunos, 70 crianças do Jardim de Infância e 274 alunos do 1º Ciclo.

Materiais Utilizados:
 Pacotes de sumo da Tetra Pak da marca Compal de 200ml
 Pacotes de sumo da Tetra Pak da marca Compal de 1 L
 Tintas
 Cola quente
 Placas de estores
 Papel de cenário
 Lã
 Cartão verde
 Palhinhas

Este projeto começou a ser delineado nas reuniões do Conselho Eco-escolas, desde que submetemos a nossa candidatura ao concurso, pelo que definimos todos os passos necessários à sua elaboração, bem como as atividades complementares que foram desenvolvidas logo a partir do 1º Período letivo, no âmbito da temática da separação correta dos resíduos.
Neste sentido, a primeira atividade elaborada na escola foi a realização de jogos, ateliês e exposição de trabalhos elaborados a partir da reutilização de resíduos sólidos, no âmbito da comemoração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que decorreu na nossa escola de 25 a 29 de novembro.
Durante esta semana as turmas do 1º ano prepararam os jogos de separação de Resíduos, alertando para a forma correta de separar, nomeadamente as embalagens de leite, sumo, ou outras embalagens de plástico, metal no ecoponto amarelo. Foi uma semana preenchida de atividades divertidas e interessantes com bastante adesão da comunidade escolar.
Estando os pais ao corrente de todas estas atividades, fizemos o apelo aos pais para contribuírem para a elaboração desta árvore, explicando o concurso e o objetivo. Desta forma, apelamos ao envio de embalagens da Tetra Pak de 1L da marca Compal para elaborarmos os frutos. Para a elaboração da árvore fomos guardando as embalagens da Tetra Pak dos lanches dos alunos.
Fomos acumulando numa arrecadação todo o material de que precisávamos para elaborar a árvore e na semana de 17 a 21 de março passámos à construção da árvore no átrio da escola, tendo em conta que no dia 21 de março também assinalamos o Dia da Árvore.
Pensamos em fazer a árvore num painel para colocar na entrada da nossa escola, precisamente no espaço reservado às exposições do Programa Eco-Escolas.
Toda a árvore, copa e tronco foi montada sobre um desenho feito e pintado com tinta guache, fazendo uma espécie de puzzle com os pacotes de 200ml que previamente foram ligeiramente pintados com tinta verde e castanha, deixando visível em cada um deles o símbolo da Tetra Pak. Cada turma fez o seu fruto de acordo com um modelo estabelecido pelo Conselho Eco-Escolas, tendo sido recortada cada embalagem de 1L ao meio, deixando quatro bicos que foram unidos com um fio de lã. Para fazer as folhas foram utilizadas palhinhas e pedaços de cartão de cor verde.
Para fazer a moldura do painel foram utilizados estores cortados à medida.
Decidimos que esta seria uma árvore que transmitia felicidade por ser construída por crianças e adultos que se preocupam com o ambiente e que fazem a separação dos resíduos nos respetivos ecopontos, para que o mundo possa ser melhor, pois o futuro do nosso planeta que está em perigo, depende de cada um de nós. E é neste sentido que ela diz “Sim, a nossa árvore já deu frutos!”


Leave a Reply