Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Escola EB1/JI Rio de Mouro n.º 2 (Sintra)

A ideia da construção de uma “árvore” que espelhasse não só a possibilidade de reutilização de materiais do nosso quotidiano, mas também criasse nos alunos a vontade de reutilizar e reciclar levou-nos a selecionar para construção, aquela que simultaneamente tivesse uma função estética e também utilitária, albergando no seu tronco um contentor para reciclagem. A nossa memória levou-nos até ao “baobá”, ou embondeiro/imbondeiro como é conhecido em Angola e Moçambique, cujo tronco robusto é muitas vezes escavado para fins diversos, quer de carácter religioso, quer utilitário.
Como a escola tem muitos alunos africanos, apesar de alguns já terem nascido em Portugal, é também uma maneira de lhes dar a conhecer um pouquinho do país de seus pais.
1) Metodologia:
• Recolha diária, pelos alunos, de embalagens de leite escolar e de outras trazidas de casa pelos mesmos com a marca Tetra Pak e o selo “Protege o que é bom”.
• Seleção, pelos alunos e professores da escola, de uma das ideias propostas, tendo sido escolhida uma árvore africana – Embondeiro ou Imbondeiro.
• Realização da estrutura da árvore - construção de uma base circular em papel kraftliner; ripas de madeira verticais envolvidas por círculos de papel kraftliner ;
• Envolvimento da estrutura do tronco da árvore com embalagens Tetra Pack abertas e coladas às ripas de madeira.
• Construção dos ramos com pacotes variados, colados ou presos com pequenos nós de arame.
• Recorte das embalagens de 1L da marca Compal com o símbolo FSC® imitando a forma do fruto do embondeiro (Múcua)
• Enchimento do interior dos frutos com papel de jornal e lã para lhes dar volume.
2) Materiais:
• papel kraftliner; varas de secção retangular de 5x1milímetros; cola vinílica da Giotto; fita cola Noki; agrafador; cartão canelado; fio de arame verde; papel de jornal; saco de plástico; embalagens da Tetra Pak (vários formatos); embalagens da Tetra Pak de 1L da marca Compal com a marca FSC®
3) Intervenientes:
Professores e alunos do Jardim-de-infância e do 1ºCiclo e assistentes operacionais.
III. Função utilitária:
No futuro terá uma função utilitária pois servirá como contentor para recolha de tampinhas de plástico ou de pacotes do leite escolar para reciclagem, tornando-se um Embondotampinhas” ou “EmbondoPacotinhos.”


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