Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Escola EB1/JI do Pragal (Almada)

“SIM, CRIAR UMA ÁRVORE , DÁ FRUTOS”

Com a aproximação da primavera, as comemorações do Dia da Árvore e do Dia Mundial da Floresta, vinha muito a propósito “Criar Uma Árvore…”. Mas como “Criar Uma Árvore, Dá Frutos”? Toda a escola resolveu deitar mãos à obra!
Infelizmente... o que temos observado nestas últimas gerações...

«(...) A pegada ecológica que deixamos: montanhas de lixo e resíduos. Educar as futuras gerações de modo que possam lançar um olhar generoso sobre a vida, que saibam vivenciar um novo paradigma de relacionamento com o mundo e com todos os seres. (...) Tradições remotas ensinam que (...) o mundo é um jardim, e o ser humano um cuidador, um jardineiro. Devemos cultivar e cuidar da Terra com sabedoria e senso de justiça, estética e bondade. Onde ecologia exterior e interior se harmonizarão e devolverão
equilíbrio e paz à Terra. (...)
Há esperanças que é loucura ter. Pois (...) se não fossem essas já “teríamos” desistido da vida.»
(José Saramago em Ensaio sobre a Cegueira)

Assim escolhemos a nossa árvore com o acordo de todas as turmas... Como éramos muitos, resolvemos criar uma árvore em tamanho natural. Escolhemos uma árvore ainda sem folhas, mesmo à entrada do recreio.
Iria chamar a atenção de todos os que passavam na rua ou entravam na escola, além de enfeitar o espaço do recreio, de acordo com os dias comemorativos da Primavera do Dia da Árvore e do Dia Mundial da Floresta. Tínhamos muitos pacotes Tetra Pak para utilizar, juntámos fio de nylon e... começou a chover!
Enquanto Eco-Escola, as crianças bem informadas, levaram a mensagem às famílias sobre a importância de adquirirem produtos com o selo FSC:
“Ao utilizarmos papel e cartão certificado pelo FSC, garantimos a plantação de novas árvores, ao mesmo tempo que tomamos consciência de que dependemos da Natureza para viver em harmonia e equilíbrio - Vamos Proteger a Floresta”.
Criar uma árvore deu frutos!
As crianças angariaram as embalagens junto das famílias. A proposta era para desenharem grandes frutos nas embalagens... mas as crianças do pré-escolar tinham outra ideia... “as embalagens já têm os frutos desenhados, podíamos recortar, ficava mais giro com os frutos de verdade..”

E assim foi, e os objetivos foram atingidos: passámos mensagem à comunidade contra a poluição, a favor da defesa do ambiente, a favor do reflorestamento e da importância de preservar as árvores; recolhemos e reutilizámos…e “Sim, Criar Uma Árvore Deu Frutos”, aproveitando a criatividade e originalidade das crianças, o resultado está à vista.

Muito obrigado pela iniciativa!
Professoras e educadoras da EB1/JI do Pragal


Leave a Reply