Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Jardim Infantil Xi-coração (Barreiro)

Processo de construção da árvore:

No âmbito do programa eco-escolas o Jardim Infantil Xicoração decidiu participar no concurso «Sim, criar uma árvore dá frutos».
Ao lançarmos esta iniciativa a todas as crianças da escola, as mesmas aderiram com enorme interesse.

Desta forma a recolha das embalagens mostrou-se muito facilitada. O grupo do C.A.T.L. propôs um esboço da árvore que foi escolhida, com base na originalidade e onde o selo FSC fosse bem visível.

Materiais:

- Embalagens de leite;
- Tintas;
- Embalagens de sumo;
- Cola;
- Tubo de cartão;
- Rede de capoeira;
- Base de chapéu de sol.

Metodologia:

A construção da árvore iniciou-se pela criação do tronco, sendo este todo apoiado num tubo grosso de cartão enfiado numa base de cimento dum chapéu-de-sol do recreio. De seguida armou-se com rede de capoeira uma copa de árvore.
Por sua vez esta copa foi forrada com “tiras” de cartolina onde foram colados os pacotes de leite com selo tetra pack, pintados de verde. A partir da copa da árvore foram recortados os frutos feitos com embalagens de sumo Compal em que o selo FSC é visível. Os frutos estão em relevo, colados nos gargalos das embalagens de leite da Matinal (também com selo FSC), que por sua vez foram colados na árvore.

Intervenientes:

- Grupo de crianças do C.A.T.L.(dos 6 aos 10 anos);
- Educadoras da sala;
- Encarregados de educação (recolha de embalagens).

Todo o projeto foi realizado com muito entusiasmo e satisfação por parte das crianças e dos adultos da sala, pois o resultado foi compensador.


Leave a Reply