Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Real Colégio de Portugal (Lisboa)

Memória Descritiva do Projeto “Sim, criar uma árvore DÁ Frutos” do Eco Escolas
No âmbito do Projeto “Sim, criar uma árvore DÁ Frutos”, promovido pela Compal e Tetra Pak, juntamente com o Programa Eco Escolas, a turma dos 5 Anos, composta por 16 alunos, do Pré-Escolar, do Real Colégio de Portugal, realizaram a sua própria árvore.
Seguindo a política dos 4 R`s, Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar, criamos obras de reutilizando material, e o Projeto “Sim, criar uma árvore DÁ Frutos”, promovido pela Compal e Tetra Pak não foi excepção.
Durante a construção da árvore abordámos temas como a criação da estrutura da árvore, como realizá-la, que material utilizar para a base da mesma. Decidiu-se tentar criar com as embalagens da Compal uma textura que nos relembrasse a textura da árvore, surgindo assim a ideia das tiras das embalagens Compal, coladas sobrepostas e em relevo para recriar a textura da árvore.
Para a realização do Projeto “Sim, criar uma árvore DÁ Frutos”, promovido pela Compal e Tetra Pak, utilizámos caixas de cartão usadas, embalagens de sumo Compal/Tetra Pak, cola e fio de pesca.
Processo de construção da Árvore:
1 – Desenho da estrutura da árvore nas caixas de cartão, recorte e montagem da árvore numa base também de caixa de cartão;
2 – Corte das embalagens Compal em tiras de diferentes larguras;
3 – Colagem das tiras na estrutura de cartão, desfasadamente, de forma a recriar a textura da árvore, na estrutura principal;
4 – Recorte das frutas das embalagens Compal;
5 – Furar os frutos com furador e colocar fio de pesca nos mesmos para serem pendurados;
6 – Recorte dos símbolos Tetra Pak e FSC;
7 – Colagem dos símbolos FSC nos frutos e dos símbolos Tetra Pak nas tiras dos troncos da árvore.


Leave a Reply