Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Externato Marcelino Champagnat (Lisboa)

Na semana de 17 a 21 de março, o Externato Champagnat esteve a desenvolver a
Semana da Leitura, na qual pretendeu sensibilizar os alunos para a importância da leitura e tudo o que lhe está anexo.
Em simultâneo decidimos concorrer ao projeto "Sim, criar uma árvore dá frutos”, que tinha como objetivo sensibilizar as crianças para a importância da reciclagem, da escolha de alimentos devidamente acondicionados e da escolha de alimentos saudáveis como a fruta ou os néctares.

Resolvemos juntar ambas as ideias…

• Porque ler é fantástico; porque os livros são feitos de papel que nos chega das árvores;
• Porque ler à sombra de uma árvore é do melhor que há; porque um piquenique deve ser … com sumo de fruta à sombra de uma árvore e seguido de um bom livro…

Neste sentido, decidimos iniciar a construção da… " Árvore dos nossos livros" e construir uma árvore com uma copa fabulosa com mais de 400 sugestões de leitura.

Foi pedido pela crianças para que pudessem entrar dentro da árvore e assim fizemos.

Construímos o tronco, uma estrutura de arame, circular, a qual forrámos com uma espécie de muro feito de pacotes de leite.

O tronco tem um diâmetro de 1,20m e uma altura de aproximadamente 1,35m.

Deste tronco, oco e aberto, tal como as crianças solicitaram, saíem uns braços gigantes de arame, com mais de 2,00m de altura, tipo trepadeira, que agarraram às paredes e permitem dar estrutura à nossa árvore.

Estes braços formam as ramificações do tronco e foram forrados com pacotes de leite, sumo, chá, etc.
Daqui saem outras ramificações menores, feitas de pacotes de 200mL de leite ou sumo.

Cada um dos alunos do colégio, com um pacote Tetra Pak de 1 Litro, elaborou uma folha para a árvore, que podia ter o formato que desejasse, e que podia ter ou não uma decoração extra, com a indicação do titulo e do autor do seu livro favorito.

Foram ainda criados diversos frutos, que são, tal como o nome da nossa árvore indica... LIVROS!
Cada livro foi feito com um pacote de sumo Compal de 1L, tendo o cuidado de deixar na capa o símbolo da Compal e daTetra Pak e na contracapa o símbolo da FSC

Assim, criamos uma árvore que é um fabuloso recanto de leitura, uma estrutura feita de material reciclado e que reflecte o respeito pela cultura, pela alimentação e pelo ambiente.

Estiveram envolvidos neste processo diversos professores e educadores e todas as turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo do Externato Champagnat.


Leave a Reply