Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

EB1/PE do Areeiro (Funchal)

"De braços abertos"
Este foi o nome que os alunos dos 3º A, 4º A e 4º B escolheram para atribuir um conceito à árvore que fizeram crescer e da qual nasceram frutos. Na verdade, fizeram questão de representar a duplicidade concetual adjacente à expressão "dar frutos", interpretando os frutos dos quais são produzidos os sumos da Compal, e entendendo as práticas ambientais fixadas e registadas nestas embalagens, como um contributo indelével que, a breve trecho, dá os devidos frutos em prol da sustentabilidade ambiental.
Por isso, as folhas foram cortadas das próprias embalagens, como se delas brotassem naturalmente, para se erigirem os ramos, nos quais foram suspensos frutos diversos, simbolizando a multiplicidade desse "dar frutos" que, quer a Compal, quer as atitudes verdes, empreendem.
Para que chegássemos a este resultado, utilizámos, além das embalagens Compal/Tetra pak (trazidas pelos alunos da escola, desde o pré-escolar até ao 1º ciclo), tintas (para pintar a parte de trás dos frutos e as folhas) e arame (para criar a estrutura prevista, tal como no esboço que uma das alunas desenhou). Os alunos envolvidos foram os das turmas dos 3º e 4ºs anos.
E sim, criar uma árvore deu muitos frutos!


Leave a Reply