Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Centro Escolar de Árvore (Vila do Conde)

Memória Descritiva
Concurso: “SIM, CRIAR UMA ÁRVORE DÁ FRUTOS”
Intervenientes: O projeto envolveu toda a comunidade escolar do Centro Escolar de Areia.
Materiais: embalagens Tetra Pack da Compal; suporte em ferro de uma velha floreira; arames; alicate; tesoura; agrafador e fio de nylon.
Metodologia: Iniciou-se o projeto informando as crianças sobre o seu objetivo, regulamento do concurso e respetivas etapas a realizar. Depois foi mostrado aos alunos o tipo de embalagens a recolher, sensibilizando-os para as características únicas das embalagens “Tetra Pack”. Esta fase foi crucial, pois facilitou de forma notória o conhecimento e seleção de embalagens a utilizar, tendo-se procedido à recolha das mesmas na comunidade local.
Posteriormente, procedeu-se ao planeamento das tarefas no sentido de serem aferidas possibilidades de construção, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar, considerando o aspeto visual da árvore, assim como, o número e tamanho de embalagens recolhidas.
Partindo de um suporte em ferro (de uma velha floreira), que serviu de tronco, e à fixação de arames, a aludir os ramos, deu-se início à construção da estrutura da árvore que posteriormente receberia as embalagens Tetra Pack. Colocadas estrategicamente, as diferentes embalagens, moldou-se um coração, com os ramos, que simboliza o uso sustentável de embalagens e um alerta para o tema da Sustentabilidade das Florestas. Seguidamente recortaram-se os diferentes frutos, presentes nas embalagens da Compal, a fim de serem suspensos nos referidos ramos da árvore.


Leave a Reply