Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Jardim de Infância do Areão (Vagos)

Memória Descritiva da «ÁRVORE CABIDE»
Pretendeu-se com este trabalho demonstrar a capacidade de reutilização de recursos, associada à sua funcionalidade. Demonstramos que é possível aliar conceitos de reciclagem com uma finalidade e alguma estética. A colocação do cabide, na entrada do Jardim visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância da reutilização de resíduos e do adequado encaminhamento. O Jardim-de-Infância funcionou como ponto de recolha na zona envolvente, tendo havido uma campanha de incentivo e sensibilização da escola e comunidade para a importância da recolha e entrega dos resíduos no Jardim, (In)formando acerca das características específicas das embalagens Tetra pack e principais conceitos associados à sua reciclagem, recolha bem como a realização de trabalhos pelas escolas. Este trabalho permitiu contribuir para a implementação do Programa Eco-Escolas, incentivando atitudes pró-ativas na gestão e triagem de resíduos e na interação entre a geração atual e as 2 anteriores (pais e avós), combatendo a inércia e passividade dos cidadãos.

Materiais:
Tronco de árvore, que recolhemos na mata existente perto do Jardim-de-Infância;
Embalagens de sumos Compal (grandes e pequenos);
Cola;
Tesoura;
Fio.

Metodologia:
A metodologia implementada envolveu diferentes fases: diálogo, registo gráfico; planificação; execução e exposição.
Após juntarmos o material, procedeu-se á seleção do mesmo. Posteriormente começamos a imaginar o nosso cabide. Foram apenas escolhidos os pacotes da Compal. Alguns pacotes foram transformados em frutos, outros cortados em tiras para decorar o tronco, os ramos e as folhas.

Intervenientes:
16 alunos, educadoras de infância e assistente operacional do Jardim-de-infância do Areão - freguesia da Gafanha da Boa Hora, concelho de Vagos.


Leave a Reply