Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Escola EB1/JI da Covoada (Ponta Delgada)

EB1/JI de Covoada
“sim, criar uma árvore DÁ FRUTOS”

Memória Descritiva

Para a realização do trabalho da nossa escola para participar no desafio “sim, criar uma árvore DÁ FRUTOS” foram pedidas ideias em duas turmas. Depois de várias sugestões, optou-se pela ideia que se apresenta e a sua concretização. Assim, pedimos aos alunos que recolhessem embalagens dos sumos Compal, pequenas e de 1 litro, estas com o símbolo FSC.
Nas duas turmas foi explorada a questão da desflorestação, do abate ilegal de árvores, da defesa da floresta, da importância da floresta para a saúde da Terra e de todos os seus ecossistemas.
Após a recolha e desenvolvendo a ideia selecionada, foi montada a estrutura da árvore com pequenas ripas de madeira. O tronco foi revestido com embalagens de sumo Compal, pequenas. Depois os ramos foram cobertos com folhas de jornal e pintalgados de verde. De seguida, e com utilização de tesoura e fita cola, foram moldados os frutos, com predominância para o ananás, por ser uma fruta local. Outro grupo de alunos debruçou-se sobre as mensagens a incluir na árvore, sobre a floresta, a necessidade de proteger a floresta, a necessidade da reflorestação, o abate responsável de árvores, a relação entre floresta e humanos,…. Estas foram reproduzidas em “folhas” de cartolina.
28 de abril de 2014


Leave a Reply