Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Centro Escolar de Alcoentre (AZAMBUJA)

Memória descritiva
“ Sim, criar uma árvore Dá Frutos”
Quando procedeu-se à inscrição no projeto: “Sim, criar uma árvore Dá Frutos”,
foi debatido com os alunos, quais os materiais de que iríamos necessitar para a concretização desse projeto e qual o local mais indicado para colocar a árvore.
Realizamos conjuntamente uma pesquisa sobre o símbolo FSC e Tetra Pak e quais as embalagens onde poderíamos encontrar os referidos símbolos. Iniciamos então, a recolha das embalagens necessárias à concretização do projeto, com o apoio das famílias desta comunidade escolar.
Foi unanimemente decidido que a árvore iria ser colocada numa parede, na zona da recepção, para que ficasse visível a todos os que entram no nosso Centro Escolar de Alcoentre.
Na sequência de estarmos a desenvolver um Projeto de Prevenção Rodoviária e estarmos a trabalhar os Sinais de Trânsito, concebemos o esboço da nossa árvore, com base no formato de um Sinal de Trânsito.
Começamos por fazer a seleção dos pacotes de leite com os símbolos da Tetra Pak e FSC, para a construção do tronco. Em seguida, para a copa, utilizamos os pacotes de litro dos Sumos de Fruta da Compal, sempre com os símbolos acima mencionados, bem visíveis.
As crianças tiveram liberdade para dar asas à imaginação, demonstrando o seu lado mais criativo.
Seguidamente procedemos à colagem dos pacotes, dispostos anteriormente pelas crianças.
Tivemos em atenção a não ocultação dos símbolos FSC e Tetra Pak exigidos pelo regulamento do concurso, logo evitamos de pintar os pacotes, o máximo possível.
Para concluir desenhamos ao lado da árvore o símbolo FSC, para que ninguém esqueça o seu significado.
Quando procedemos à recolha de imagens, colocamos a nossa árvore no chão da sala e fizemos uma brincadeira com as crianças mais novas do nosso Centro Escolar, deitamo-las para fazerem com o seu próprio corpo o símbolo FSC.
Esta atividade decorreu com grande satisfação por parte de todos os participantes.


Leave a Reply