Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Colégio Monte Flor (Oeiras)

“SIM, CRIAR UMA ÁRVORE DÁ FRUTOS”

Memória Descritiva

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, o Colégio Monte Flor aderiu ao passatempo “Sim, criar uma árvore dá frutos”, proposto pela Associação Bandeira Azul.
Após ser apresentado a todos os alunos, foi delineada a ideia entre os alunos, professores e dois colaboradores do colégio (auxiliar de expressão plástica e responsável pela manutenção). Esta envolvência entre vários elementos do colégio, tornou-se bastante interessante, contribuindo para a interação e relação entre os alunos e o pessoal docente e não docente.
Foram recolhidas, por toda a escola, embalagens da Tetra Pack, em particular, as que apresentavam os símbolos FSC e as embalagens de 1L da marca Compal. As embalagens de leite do colégio também foram aproveitadas para a construção da escultura, o que obrigou a uma sensibilização das colaboradoras que trabalham na cozinha.
Para fazer a estrutura da árvore foram reutilizados tubos de cartão encontrados junto do ecoponto, tendo depois sido forrada com as embalagens da Tetra Pack. As embalagens serviram ainda para a construção das folhas, flores, frutos e um cesto, havendo especial atenção para que os frutos fossem construídos com as garrafas da marca Compal.
Também na construção da árvore foram utilizados outros materiais, tais como: cola quente e alguns parafusos.
Como corolário deste projeto, a árvore foi colocada no canteiro para embelezar o recreio. 


Leave a Reply