Trabalho

Trabalho do 1.º Escalão

Escola EB 2,3 Sobreira (Paredes)

A construção desta árvore decorre da decisão de apresentar a candidatura ao Passatempo “SIM, criar uma árvore DÁ FRUTOS”, promovido pela Compal e pela Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.
Pretendeu-se com esta proposta de trabalho aos alunos, sensibilizá-los, para a importância da preservação do meio ambiente e sustentabilidade do Planeta, através da adequada utilização dos ecopontos com a correta deposição das embalagens dos alimentos líquidos, no ecoponto amarelo.
A construção da árvore foi discutida entre os educadores/professores e as crianças/alunos envolvidos: grupo de 5 anos, do Pré-escolar e turmas do 2.º e 4.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo, num total de 113 alunos.
Decidiu-se construir uma estrutura de suporte da árvore, em madeira, para a qual se solicitou a colaboração da junta de freguesia de Sobreira, que prontamente acedeu ao nosso pedido.
A partir da sensibilização aos alunos, procurou-se também envolver os Pais e outros elementos da comunidade educativa, para a recolha das respetivas embalagens da Compal, realçando-se a relevância dos símbolos da Tetra Pak e da FSC (Forest Stwardship Council).
Procedeu-se ao envolvimento da estrutura, através da colagem, com cola quente, das embalagens recolhidas e do recorte e aplicação dos frutos com a marca FSC.
Consideramos que esta atividade contribuiu para a sensibilização de toda a comunidade educativa, relativamente à preservação quotidiana, do meio ambiente, através de pequenos gestos e opções de compra responsáveis.


Leave a Reply