Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola EB1,2 António José de Ávila (Horta)

MEMÓRIA DESCRITIVA
No âmbito do concurso “Sim, criar uma árvore dá frutos”, foi lançado aos alunos o desafio de construir uma árvore com embalagens tetrapak.
O ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto foi a pesquisa e análise de imagens relacionadas com a construção de árvores, reutilizando materiais, com vista à sensibilização ambiental e criação artística.
Com base nesta pesquisa, os alunos realizaram projetos, dos quais se selecionou a proposta mais viável.
Os alunos comprometeram-se, também, a recolher as embalagens tetrapak e da compal para a execução do trabalho.
Deu-se início à construção da árvore elaborando a estrutura em cartão, através de desenho, recorte, modelação, colagem, revestimento e pintura a guache.
Em paralelo, outro grupo de alunos desenhou, contornou e recortou diversas formas de frutos, reutilizando embalagens tetrapack.
Por fim, procedeu-se à montagem da árvore e aplicação dos vários elementos com cola termofusível na estrutura da árvore.
Este projeto foi desenvolvido com a colaboração dos professores Alice Ferreira, Carlos Gregório, Melina Álvaro e Raquel Marques, e das turmas 3.ºF e 6.ºG.
Acreditamos que a participação nesta iniciativa incutiu nos nossos alunos uma maior consciencialização ambiental, que lhes permitirá contribuir para um futuro mais sustentável.


Leave a Reply