Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola E. B. de Leça do Balio (Matosinhos)

MEMÓRIA DESCRITIVA


A turma do 6 º E da escola E. B 2.3 de Leça do Balio do Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua, de Matosinhos aceitou o desafio proposto pelo Programa Eco- Escolas e pela Tetra Pak, desenvolvendo uma árvore com embalagens Tetra Pak e participar no projeto “SIM, criar uma árvore DÁ FRUTOS”!

Nas aulas de Oferta Complementar, no início do mês fevereiro, foi apresentado o tema do concurso e após análise do regulamento, procedeu-se à sensibilização e divulgação da mensagem que as embalagens para alimentos líquidos, vulgarmente designadas por Tetra Pak, deverão ser colocadas nos contentores/ecopontos amarelos.
A recolha das embalagens Tetra Pak foi feita nos ecopontos que se encontram em vários pontos da escola e paralelamente os alunos como T.P.C. tiveram de recolher as embalagens usadas pelas suas família. Nesta fase do projecto contamos com a colaboração importante dos alunos, professores e funcionários todos participaram trazendo uma grande quantidade de embalagens que foram colocadas nas salas/oficinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica onde foram devidamente limpas e ali ficaram à procura de criativos, que pudessem construir uma árvore.

Nas aulas de Educação Visual, os alunos fizeram estudos de várias árvores e de muitos frutos. Das ideias concebidas / apresentadas pelos selecionamos aquela que nos pareceu mais adequada:
- criar uma árvore com ARTE ...DÁ FRUTOS.
A árvore tinha que ter FLORES,FRUTOS e ARTE para isso o trabalho foi distribuído por vários alunos uns desenharam frutos outros pintaram-nos com diferentes técnicas ( grafite, lápis de cor, de cera, marcadores, aguarela e guache).
- Nas aulas de Educação Tecnológica, o projeto foi executado com embalagens Tetra Pak, os alunos tiveram a oportunidade de descobrir e experimentar as possibilidades expressivas do material, verificando a importância da escolha das técnicas (corte, vincagem, união, etc.) em função da natureza do trabalho a executar. A árvore foi crescendo pouco a pouco e o entusiasmo dos alunos também, aula a pós aula os comentários surgiam:
_Como vamos dar forma as embalagens para parecerem frutos?
_Isso não fica bem ai!
_ Eu faço as flores.
_Oh está a ficar, bem...
_Cuidado vai cair! Segura bem a árvore
_ As Flores estão bonitas e os frutos também.
_Oh professora a nossa árvore ficou mesmo LINDA.

No dia 3 de Abril, com a colaboração dos alunos e professores, procedeu-se à apresentação/divulgação do trabalho final à comunidade escolar, na entrada da nossa escola.


Leave a Reply