Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola Básica Fernando Caldeira (Águeda)

Concurso Árvore Compal EB Fernando Caldeira Águeda
Âmbito Eco-Escolas EcoFCaldeira, dinamização Eco Clubes e Oficina de Materiais
Memória Descritiva :
O trabalho selecionado em representação da Eco Escola EB Fernando Caldeira foi realizado pelos alunos do Eco Clube EcoFCaldeira e da Oficina de Materiais dos alunos de Educação Especial.
A árvore foi inteiramente realizada com reutilização de embalagens “Compal” e Tetrapack”.
Logo de início a equipa acordou que a árvore deveria ter formas geométricas. Das arestas das formas das folhas à textura orgânica e fresca do verde clorofila, à semelhança de outras árvores amigas que já havíamos construído antes, resultou uma viagem que da seiva bruta haveria de dar frutos de vermelho vivo.
A evocação dos triângulos das folhas remete para o equilíbrio global assente na raíz, no caule e nas folhas. Pelo tronco longo, estrutural, em restos de cartão, se mostra a vontade de crescer, como seiva abundante e plena de vida.
Os efeitos geométricos espelham os ângulos que a Mãe Natureza tem no rigor dos cuidados que as formas orgânicas da copa pretendem enaltecer. Os frutos sugerem cerejas rubras, a doce fruta que remete para a eterna tentação de colher a doçura invisível.
Afinal, fazer esta Árvore da Atitude resultou em mais do que um mero somatório de vontades. E no final, todos se sentiram com vontade de fazer mais árvores, sentindo, como Mia Couto, “a paz a seus pés, na copa da árvore mais alta”.
Pela equipa
Árvore da Atitude
Escola Básica Fernando Caldeira


Leave a Reply