Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola EB 2,3 de Fânzeres (Gondomar)

CLUBE DO AR LIVRE/ PROJETO ECO - ESCOLAS
PROJETO - “Sim, Criar uma Árvore dá Frutos”
MEMÓRIA DESCRITIVA
Foi proposto aos alunos, que frequentam o clube do ar livre, a realização de uma atividade promovida pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa - “Sim, Criar uma Árvore dá Frutos”.
Esta atividade tem como objetivo reforçar a mensagem de sensibilização dos mais jovens para o tema da sustentabilidade das florestas, através da criação de trabalhos com embalagens de cartão da Tetra Pak com produtos da marca Compal.
Na sua realização tivemos que ter em conta algumas condicionantes, tais como:
o A árvore a criar deve ser a mais original,
o Os frutos devem ser construídos com embalagens de cartão de 1 litro da gama de sumos Compal,
o E exibir o símbolo de certificação do Forest Stewardship Council® (FSC)
Na 1ª fase foram realizados vários esboços da árvore tridimensional a criar, por parte dos alunos. Posteriormente foi feita uma votação para a escolha do melhor estudo tendo em conta as condicionantes do projeto bem como dos materiais a utilizar. De seguida foi feita a pesquisa de materiais a utilizar, além dos específicos já referidos anteriormente.
Na 2ª fase foi dado início à construção da árvore tridimensional, a mais criativa e divertida, após a recolha de todo o material necessário à sua realização, nomeadamente, embalagens de cartão de 1 litro da gama de sumos Compal, planificação dos frutos, tubos de cartão prensado de duas espessuras diferentes, arame verde, cola e tinta.
Nesta fase de realização do projeto, os alunos encontravam-se distribuídos por grupos, nomeadamente, desenhar e cortar os moldes planificados (Dodecaedro) dos frutos, nas embalagens de cartão de 1 litro da gama de sumos Compal (escolhendo sempre a superfície onde se encontra grande parte do fruto), desenho e corte das folhas e corte de tiras das embalagens de cartão de 1 litro da gama de sumos Compal, para a construção de uma “rede”, técnica de cestaria, para o tronco da árvore.
Após o corte das planificações dos frutos e das tiras das embalagens de cartão de 1 litro da gama de sumos Compal, foi iniciada a dobragem e montagem, posteriormente foi feita a colagem dos frutos tridimensionais bem como da “rede “criada.
Na 3ª fase foi dado início ao corte e colagem dos tubos de cartão prensado e posteriormente iniciou-se as pinturas necessárias nos ramos da árvore. Após a colagem e a pintura seca deu-se início à colagem da “rede”, feita de tiras de embalagem de cartão de 1 litro da gama de sumos Compal, no tronco da árvore.
Na 4ª e última fase os alunos aplicaram nos frutos fio de pesca, com um berbequim (com a ajuda da professora) foram feitos furos para aplicação do arame verde nos ramos da árvore e por fim foram coladas as folhas e pendurados os frutos.
No final do projeto os alunos sentiram-se muito realizados com o resultado obtido, uma vez que valeu a pena o esforço, empenho e trabalho de equipa e como não podia deixar de ser a criatividade e a orientação dos professores.
Durante a realização deste projeto as várias fases foram fotografadas, no entanto, como REGULAMENTO do CONCURSO “SIM, CRIAR UMA ÁRVORE DÁ FRUTOS “refere, apenas 4 fotografias poderão ser enviadas e que mostrem:
- o processo de criação;
- a árvore terminada;
- o detalhe de um fruto com a embalagem da Compal e a marca FSCª;
Assim, conforme o referido anteriormente, foram escolhidas as fotografias que melhor respondiam ao pedido. As fotografias escolhidas, e referidas anteriormente, foram trabalhadas, a nível da imagem no Photoshop CS6. No entanto, a fotografia da equipa não será compartilhada devido à falta de autorização por parte dos Encarregados de educação.

Professoras Coordenadoras: Natércia Neves e Sandra Paúl
Grupo de escolaridade: 2º e 3º ciclo


Leave a Reply