Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

A EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa inscreveu-se no passatempo "Sim, Criar uma Árvore dá Frutos" da responsabilidade da Tetra Pak que consistiu em construir uma árvore original com embalagens da Tetra Pak (preferencialmente com o selo FSC nas embalagens), sobre o tema “O Ambiente está nas nossas mãos”.
Este passatempo foi direcionado para as escolas da rede Eco-Escolas, coordenada em Portugal pela Associação Bandeira Azul.
A turma do 5º B participou neste passatempo e iniciou o trabalho com a recolha de embalagens vazias da Tetra Pak, em casa e nalguns estabelecimentos de restauração. De seguida, construíram a estrutura em ripas de madeira já usadas, tendo como base um projeto desenhado pela turma.
Cada aluno recorreu às suas próprias mãos, que serviram de molde para a execução das folhas colocadas na árvore. "O Ambiente está nas nossas mãos". Também foram elaboradas flores com embalagens Tetra Pak e colaram as embalagens na estrutura de madeira. De seguida, aplicaram um "pouco" de spray de cor verde, não só para dar uma tonalidade mais natural, mas também assinalar a cor da esperança por um mundo melhor. Foram também elaborados ninhos dos passarinhos, com as embalagens e colocados na árvore, já concluída.
A turma sensibilizou a Comunidade Educativa para uma prática que deve ser da responsabilidade de todos - "O Ambiente está nas nossa mãos", sem esquecer os pilares centrais da Educação: Aprender; Aprender a Ser; Aprender a Fazer e Aprender a Conhecer.
Os alunos participaram com empenho e criatividade na criação desta pequena e "grande obra de arte", sem nunca esquecer a política dos 4Rs: Reduzir; Reutilizar; Reciclar e Reparar para um Ambiente salutar.
Em suma, os alunos adoraram esta iniciativa e tomaram conhecimento da importância do selo FSC nas embalagens de cartão e papel, usadas quotidianamente.

JUNTOS, VAMOS PROTEGER O AMBIENTE!!


Leave a Reply