Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola Básica e Secundária de Guia (Pombal)

Esta atividade é promovida pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa e visa chamar a atenção para a importância de deposição das embalagens para alimentos líquidos no ecoponto amarelo e ainda para o símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak 1L utilizadas pela marca Compal.

Sendo a nossa escola uma Eco-Escola, a participação neste projeto para além de um desafio foi também o consolidar de anos de trabalho no aproveitamento de materiais e de sensibilização dos nossos alunos para os aspetos ambientais.

Refere-se a presente memória descritiva e justificativa ao projeto de construção de uma árvore, atividade integrada no passatempo “SIM, criar uma árvore DÁ FRUTOS”.

Assim sendo, a nossa árvore teve a participação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais com o apoio das monitoras do ATL pertencente à Cáritas Diocesana de Coimbra. – Odete Oliveira e Rosa Leal.

As embalagens foram trazidas por alunos, professores, funcionários e ainda recolhidos no bar da escola.

Assim a nossa árvore apresentou-se com cerca de 1 metro de altura.

Foram utilizados para a construção da estrutura da árvore, quatro ramos de árvore e para a base da árvore foi utilizado um tijolo. Para o corpo da árvore foram utilizadas diversas embalagens de sumo certificadas com o símbolo “FSC”.

Para a aplicação e agregação das embalagens utilizou-se maioritariamente fita adesiva, larga, transparente.

Considerando o produto final a obter, optou-se por utilizar ramos de árvores para que tivesse a resistência suficiente para suportar todos os elementos a utilizar. Assim a utilização dos ramos de árvore revelou-se uma boa opção, pois para além de serem materiais recicláveis e biodegradáveis, apresentavam já a estrutura de uma árvore. Optou-se por utilizar um tijolo como base da árvore de modo a se conseguir suportar a árvore.

Após a execução da estrutura procedeu-se à aplicação das embalagens do tronco da árvore. Nesta fase do trabalho, os alunos foram divididos em diversos grupos com o fim de desempenhar diversas tarefas, nomeadamente, a elaboração de ramos mais pequenos e frutos.

Obrigada pela vossa iniciativa, foi um prazer construir e dar vida às vossas embalagens!!!!


Leave a Reply