Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola Básica e Secundária de Infias - Vizela (Vizela)

A árvore que representa o Nosso Agrupamento de Escolas de Infias em mais uma iniciativa do programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, visa chamar atenção para o depósito de embalagens para alimentos líquidos no ecoponto amarelo e para o símbolo FSC® constante das embalagens de Tetra PaK 1 L utilizadas pela marca Compal. Daí utilizarmos as embalagens de Tetra Pak a revestir por completo uma árvore real (uma ameixoeira) do nosso jardim, criando uma segunda pele e assim remetermos simbolicamente para as capacidades protetoras das embalagens de Tetra Pak e para a necessidade de proteger as árvores que realmente dão frutos, apropriando-nos assim do conceito “árvore da vida”, para dar vida ao nosso projeto. No processo de construção a escola investiu no alargamento do processo de recolha intramuros, criando novos pontos de recolha das embalagens e equipas (brigadas verdes) de higienização das embalagens. Com as embalagens recolhidas foi montada em torno do tronco da nossa ameixoeira uma estrutura modular, que foi fixada sem qualquer tipo de colas, apenas cordéis, para que nada alterasse o normal crescimento ou pudesse danificar a árvore. Os frutos foram feitos segundo o regulamento com embalagens de FSC® de um litro, e mantendo o seu formato original para enfatizar o slogan da marca em questão “Compal, é mesmo natural”, na tentativa de passar a mensagem “é tão natural que os sumos já nascem embalados!”.
A ideia que a nossa escola pretende plantar e fomentar na sua comunidade com esta “dupla” árvore é que somos uma escola amiga do ambiente e que está na nossa pele ajudar a proteger o nosso futuro e o das florestas.
Trabalho realizado por um grupo de alunos do segundo terceiro ciclo, com coordenação e orientação de professor do segundo e terceiro ciclo de educação visual.


Leave a Reply