Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola EB 2,3/S Pintor José de Brito (VIANA DO CASTELO)

A construção da nossa árvore foi idealizada pelos professores de Ciências Naturais do 8º ano depois de uma breve abordagem da matéria sobre plantas autóctones e de ser realizada uma visita às árvores existentes nos espaços exteriores da nossa escola, de forma a escolher um protótipo para a nossa árvore. Foi então escolhido o pinheiro bravo pois apresenta uma distribuição muito abundante na nossa zona, pois é característica dos litorais atlânticos da Península Ibérica .
Foi então construída uma armação do futuro pinheiro pelos alunos da turma pertencente a um CEF ( curso de educação e formação) - Mecânicos de serviços rápidos. Os mesmos mostraram-se interessados e muito empenhados devido aos objetivos do projeto irem de encontro aos conteúdos do próprio curso.
Foram utilizadas sobras de ferro, arame, tubo redondo ,e chapa de ferro.
A árvore apresenta as seguintes dimensões:
- diâmetro da copa - 1 metro (aprox.)
- Altura - 2 metros ( aprox.)
A comunidade escolar, sempre consciente com as problemáticas da reciclagem, decidiu aderir a esta iniciativa respondendo ao apelo dos alunos da Educação Especial (todos envolvidos no projecto). Estes, através de cartazes, solicitaram a recolha de embalagens da tetrapack e da Compal à comunidade escolar e à população envolvente.
Depois de efetuada com sucesso a recolha de um grande número de embalagens, os alunos iniciaram a construção da árvore utilizando além das referidas embalagens, outros materiais tais como: fitas, tintas,pincéis, agrafes , pistola de cola quente e cola quente.
Para simular as folhas em forma de agulha do pinheiro, os alunos recortaram inúmeras embalagens de leite( tetra pack) e foram preenchendo a copa da árvore. Para o tronco colocaram as embalagens com o interior para fora e preencheram o tronco. Os frutos foram feitos com as embalagens de sumo Compal e com cada embalagem construíram-se dois frutos (pinhas) com a ajuda de tesouras e cola quente. As escamas das pinhas foram pintadas com tinta guache castanha .Foram então penduradas na árvore com a ajuda de fitas decorativas reutilizadas.
O trabalho final foi realizado, como trabalho coletivo, por todos os alunos dos grupos CEI ( 19 alunos) e alguns elementos ( 12 alunos ) da turma C do 8º ano.
Posteriormente, procedeu-se à divulgação do projecto no site do agrupamento e no facebook da biblioteca escolar.


Leave a Reply