Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Materiais utilizados:
 embalagens Tetra Pak de 1 litro
 embalagens Tetra Pak marca Compal de 1 litro
 tubo PVC de 160 mm
 garrafas plásticas verdes de 1 litro
 cola quente e agrafos
Metodologia:
A atividade iniciou-se com a recolha de ideias sobre como executar o presente projeto. O passo seguinte foi a construção de uma maqueta, de forma a estabelecer as dimensões e configuração da árvore assim como o formato dos frutos a colocar.
A Comunidade Escolar foi convidada a recolher, e entregar aos responsáveis do projeto, embalagens Tetra Pak.
A maioria das embalagens utilizadas na execução da árvore foi recolhida na cantina da escola. Estas embalagens foram utilizadas para o tronco e os ramos principais ou de primeira ordem.
As embalagens ‘Compal de 1 litro’ serviram para a elaboração dos diferentes frutos. Todas estas embalagens e as utilizadas nas extremidades dos ramos foram trazidas pelos alunos e outros elementos da Comunidade Escolar.
O tronco da árvore foi reforçado, interiormente, com uma secção de tubo PVC de 160 mm. Neste tubo foram realizados seis orifícios (10x14cm) para a colocação dos ramos de primeira ordem.
As embalagens Tetra Pak, lavadas e secas, foram coladas em torno do tubo PVC. Cada camada de embalagens faz um hexágono. As camadas estão sobrepostas de forma a desenharem as rugosidades próprias de um tronco de árvore.
Para os ramos de primeira ordem da árvore, a base das embalagens foi recortada de modo a encaixa-las umas nas outras. Os sete ramos de primeira ordem e respetivas ramificações foram colados separadamente, facilitando a montagem da árvore.
A proporcionalidade da árvore foi assegurada, à medida que tomava a sua forma. Os ramos foram, previamente, numerados para facilitar a montagem.
As embalagens ‘Compal 1 litro’ foram cortadas e moldadas em forma de frutos: maçãs e peras. Os frutos foram arrematados com folhinhas recortadas, também, das embalagens ‘Compal 1 litro’.
O brilho dos frutos foi conseguido através da reutilização de outro material, garrafas de plástico verde, de onde se cortou tiras finas para prender as folhinhas e para suspendê-los na árvore.
As turmas do 3º ciclo elaboraram frases alusivas aos temas ‘resíduos’, ‘poupança de água e luz’ e ‘agricultura biológica’, o resultado de todo um trabalho efetuado na escola e numa perspetiva de educação ambiental e desenvolvimento sustentável. As frases estão escritas em ‘lâmpadas’ e ‘gotas de água’ recortadas de embalagens Tetra Pak, formatos escolhidos por associação aos temas ‘energia’ e ‘água’, os tópicos de eleição da escola, no presente ano letivo.
Intervenientes:
Toda a Comunidade Escolar participou na recolha de material. As Docentes Ana Lúcia Vasconcelos, Ana Isabel Morna e Fátima Barreiro planificaram e dinamizarem todas as atividades inerentes, com a cooperação dos restantes Professores do Programa Eco-Escolas. Os Docentes de Educação Visual deram, também, um importante contributo. A colaboração de alguns alunos foi preciosa, embora limitados na disponibilidade de tempo por motivos de horários e de atividades de enriquecimento curricular fora da escola.


Leave a Reply