Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola Básica 2,3 de Manuel de Figueiredo (TORRES NOVAS)

“Sim, uma árvore dá frutos”

No âmbito do passatempo: “Sim, uma árvore dá frutos”, promovido pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, foi construída uma árvore com embalagens da Tetra PaK da Compal, consumidas pelos alunos no Dia Mundial da Árvore e recolhidas nos ecobags amarelos. Algumas das embalagens foram colocadas nos ecobags amarelos por elementos da comunidade escolar, após a sensibilização para a participação neste passatempo.
A árvore foi construída pelos alunos do 5.º ano, turma F, durante algumas aulas de Educação Visual, sob a supervisão da professora Cristina Nascimento, e as professoras Alice Tuna e Lúcia Antunes, da equipa do Programa Eco-Escolas 2013-2014, da Escola Básica dos 2,º e 3.º Ciclos Manuel de Figueiredo. Na parte final da sua construção também participaram alguns alunos do 9.º ano, da turma B.
Os materiais utilizados foram as embalagens da Tetra Pak da Compal, armações de metal de guarda-chuvas estragados, cola, fita adesiva, agrafos, fio de coco, garrafões de plástico, pedras do rio, cortiço, cartão canelado, plástico e papel verde.
A construção da árvore teve como princípio a utilização de materiais colocados nos ecopontos e ecobags amarelos e azuis, distribuídos pelos diferentes espaços na escola. Assim, após a recolha e seleção dos materiais, passou-se à construção da árvore. Para a estrutura da árvore, cortaram-se dois garrafões de plástico, uniram-se com fita adesiva e encheram-se com pedras do rio. Revestiram-se os garrafões com um pano de um guarda-chuva e introduziu-se uma armação de um guarda-chuva, o qual tinha sido previamente unido a uma segunda armação de guarda-chuva. De seguida, colocaram-se as embalagens da Tetra Pak nas hastes das armações. O pano do guarda-chuva verde foi cortado em círculo e colocado no topo da árvore com o auxílio de agrafos. Esta estrutura foi colocada no interior de um cortiço, para representar simbolicamente o tronco da árvore, e ligada a este através de fios de coco. As folhas da árvore foram cortadas em papel e plástico verde, utilizado nos aventais dos alunos na disciplina de Físico-Química, agrafadas e coladas nas embalagens Tetra Pak da Compal e nos restos de cartão canelado, utilizado nas aulas de Educação Visual. Os frutos foram recortados das embalagens da Compal e suspensos nos ramos com fio de coco. As tampas das embalagens foram coladas nas extremidades dos ramos, formados pelas embalagens tetra pak com folhas de papel verde, para representar simbolicamente os frutos verdes.


Leave a Reply