Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola EB23 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)

A actividade foi proposta aos alunos da turma do 8º F e desenvolvida pelas docentes de física e química, Goreti Rocha e de educação visual, Helena Oliveira.

A construção da árvore promoveu entre o grupo / turma e as docentes momentos pedagógicos e de convívio que trouxeram a ambos um alerta para a melhoria do mundo em que vivemos e o quanto é importante preservá-lo.

Os alunos tiveram o papel mais importante na sua construção, ao recolher em suas casa todo material necessário para a sua execução, bem como na ajuda e aplicação de técnicas que apreenderam nas atividades letivas aplicando-as na sua construção de forma empenhada. As embalagens recolhidas foram essencialmente de leite e de compal, quer de litro quer dos pequenos. Quando a actividade de recolha foi proposta aos alunos foi explicado qual seria o objectivo e da importância das embalagens terem a marca FSC. Desse modo parte das embalagens de leite escolhidas pelos alunos também apresentam a marca FSC.

Após a recolha, começaram por limpar as embalagens, de seguida aplicaram a técnica de recorte e colagem (com cola quente), tendo sempre em conta a imagem tridimensional que a árvore deveria ter, mostrando assim que aplicaram os seus conhecimentos adquiridos nos conteúdos da disciplina de educação visual no que diz respeito á estrutura e forma do meio envolvente.

Na estrutura da árvore foram utilizados tubos de cartão duro, para os ramos, que serviram de suporte às embalagens utilizadas e como suporte do tronco um trabalho anteriormente realizado para a aula de Física e Química e desse modo fez-se uma reutilização. Os frutos foram colados aos ramos ou ligados por fio de pesca.

A opção por utilizar as embalagens sem a aplicação de cor por cima das mesmas deve-se ao facto de se pretender uma árvore o mais ambiental possível. As embalagens azuis foram escolhidas para o tronco, as embalagens brancas para os ramos e por sim temos diferentes tipos de frutos e folhas para os quais foram utilizadas as embalagens de sumo.

Uma árvore especial, com cores diferentes e com diferentes tipos de frutos nacionais e para a família!

Foi um trabalho gratificante para o saber fazer e saber ser, para todos que contribuíram para a execução da árvore.


Leave a Reply