Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Colégio Nossa Senhora da Esperança (Porto)

A nossa árvore, é a árvore da UNIÃO!
A primeira inspiração para a forma que haveríamos de dar à árvore, prendeu-se com o facto de a querermos expor, precisamente, no Dia Mundial da Terra- Dia Internacional Eco-Escolas, a 22 de abril. Por isso a forma que lhe demos é a do Planeta Terra.
A estrutura da árvore foi executada com arame rígido, porque o nosso Planeta é resistente! De seguida, resolvemos cobri-la com dezenas (ou serão centenas?) de flores, feitas com embalagens Tetra Pak e, posteriormente, agrafadas umas às outras. Foram muitas semanas a fazer moldes e a recortar! Cada flor, um pedacinho do mundo que nós recortamos com todo o cuidado e carinho. Aqui e acolá, uma borboleta a despontar, símbolo da esperança e renovação deste mundo que precisa de proteção. As nossas borboletas, com as suas asas esvoaçantes são as sentinelas atentas da nossa árvore. Decidimos fazer as borboletas com pacotes de sumo da Compal e escolher, precisamente, as zonas mais coloridas, com frutos. O mundo precisa de cor!
À volta, colámos meninos e meninas, também feitos com pacotes Tetra Pak, unidos por um fruto (com o símbolo FSC). Por isso, a nossa árvore é a UNIÃO, onde todas as crianças e adultos se unem num só propósito. Quando há união, há frutos! E o fruto que a nossa comunidade escolar quer gerar é uma atitude cada vez mais ecológica. Os meninos e meninas aludem a toda a comunidade escolar do nosso Colégio que está mais empenhada do que nunca em prosseguir com atitudes que fazem a diferença. O ano passado lançou-se a semente, a partir do momento em que nos tornámos uma Eco-Escola. Agora é necessário que haja frutos!
E foi com este alento crescente que a nossa árvore, semana após semana também foi crescendo e ganhando forma, sobre um tronco elaborado com pacotes de leite, com um pouquinho de spray castanho. É, porém, um tronco estável, pois é com uma base sólida que queremos sustentar a nossa árvore da UNIÃO, o nosso futuro. Junto ao tronco, colocámos o símbolo Eco-Escolas, igualmente feito com embalagens Tetra Pak. Nós, alunos do Clube Eco-Escolas, juntamente com as duas professoras responsáveis, revemo-nos neste símbolo, porque, unidos, estamos na base e erguemos os braços lançando a semente para a nossa árvore prosperar, a nossa árvore da UNIÃO!!


Leave a Reply