Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Colégio João Paulo II (Braga)

A construção da “árvore DÁ FRUTOS” foi concebida pelos alunos do 2º ciclo do colégio João Paulo II, de Braga.
Na resolução do problema da construção da árvore, o primeiro desafio foi o de conseguir os pacotes tetra pack suficientes para a construção da árvore. Enviou-se um mail a todos os encarregados de educação do colégio para mandarem para o colégio os pacotes tetra pack da Compal que fossem utilizados em casa.
Depois disso, o segundo desafio, foi o de encontrar uma estrutura, suporte, para sustentar os pacotes tetra pack. Na altura em que foi lançado este desafio, era a época de aparar as árvores, por parte dos jardineiros. Foi então que surgiu a ideia de aproveitar um ramo com alguma dimensão, para esqueleto da árvore. Após se trazer o ramo para a sala de aula, passou-se à etapa de retirar as folhas do ramo e limpá-lo.
A estrutura da árvore, ramo, foi unida a uma base de madeira através de pregos, para assim ficar mais estável.
De seguida, começou-se a abrir um orifício na parte de baixo dos pacotes, para poder colocá-los nos ramos mais finos. Nos ramos mais espessos, fez-se um corte na vertical do pacote e na parte inferior do mesmo. Através dessa abertura vertical no pacote, colocava-se o mesmo a envolver o ramo, e fechava-se com fita cola.
Os pacotes eram unidos uns aos outros com fita cola transparente. Os frutos foram feitos através do recorte dos mesmos das embalagens da Compal, e colado com cola quente, na parte de trás do mesmo o símbolo FSC.
Os alunos envolvidos na construção da árvore, foram os alunos das turmas do , 5º A, 5ºB e 6ºA.


Leave a Reply