Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola Secundária Gabriel Pereira (Évora)

Memória Descritiva “SIM, criar uma árvore DÁ FRUTOS”
A presente memória descritiva refere-se à construção de uma árvore, com embalagens da Tetra Pak, na Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP), actividade integrada no passatempo “Sim, vamos criar uma árvore!”, promovida pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa e que visou chamar a atenção para a importância de depositar as embalagens para alimentos líquidos no ecoponto amarelo e ainda para o símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak 1L utilizadas pela marca Compal.
Um grupo de duas alunas, a Cátia Silva e a Vera Rosado, do 12ºano da turma G, que integram a equipa e Conselho do Eco-Escolas da ESGP, conjuntamente com a Professora Paula Ramalho inscreveram a Escola Secundária Gabriel Pereira no concurso “SIM, vamos criar uma árvore!” e começaram a sensibilizar a comunidade escolar e familiar para a reciclagem, esclarecendo que as embalagens para alimentos líquidos, nomeadamente da Tetra Pak, são no ecoponto amarelo, ao mesmo tempo que recolhiam as embalagens usadas de leite e sumos Compal de 1 litro com os símbolos da “Tetra Pak” e “FSC” junto do bar da escola, colegas, amigos e familiares.
Começamos a pensar como fazer a árvore, partilhámos ideias, pensámos nos materiais, na forma, no método. Pensámos no aproveitamento de materiais além das embalagens indicadas no regulamento do passatempo. Idealizámos uma árvore tridimensional constituída por quatro partes, para torná-la mais volumosa, na copa e no tronco, e fizemos o esboço da nossa árvore. A estrutura foi feita de cartão, utilizámos três caixas de cartão grandes que pedimos num supermercado da nossa cidade. Desenhámos primeiro cada parte no cartão, recortámos com xis-acto, forrámos e colámos com as embalagens de leite, todas da Tetra Pak, com símbolo FSC, de várias marcas e de sumos da Compal que tornou a árvore mais colorida deixando-se igualmente a descoberto alguns dos selos da Tetra Pak e da FSC.
Montámos a estrutura encaixando as quatro partes umas nas outras, com a ajuda de restos de arame para armar melhor e suster a estrutura, arames que também ficaram tapados pelas embalagens Tetra Pak.
Os frutos foram construídos com as embalagens de Tetra Pak da Compal de 1 litro, onde moldámos as maçãs, elegendo as partes mais coloridas da embalagem, recortámos e colámos o símbolo FSC. Fizemos também as folhas das maçãs com as embalagens de leite da Tetra Pak. Optámos por colar e fazer os frutos e as folhas em duas camadas, para realçarem na nossa árvore. Fizemos cortes nos frutos e nas folhas que encaixámos nos ramos da árvore.
Resultado final: Sim, criámos uma árvore! Uma árvore muito colorida, com sensivelmente um metro e meio de altura, amiga do ambiente, construída com embalagens que utilizamos diariamente nos produtos que consumimos para a defesa do ambiente.
Utilizámos na construção da árvore os seguintes materiais: 78 embalagens de leite e 21 embalagens da Compal, num total de 99 embalagens, cola branca, cola de bisnaga transparente UHU, cola de madeira, restos de arame, 3 caixas de cartão grandes, agrafos e fita-cola em alguns locais, mas que ficou tapado com as embalagens da Tetra Pak.


Leave a Reply