Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola EB 2,3 de Alvarelhos (Trofa)

Memória descritiva “Sim, Criar uma árvore dá Frutos”
Escola Básica do Castro Alvarelhos

Como já vem sendo hábito nas produções artísticas dos nossos alunos, a reutilização de materiais é sempre uma prioridade, logo a participação neste concurso foi abraçada com muito entusiasmo.
Inicialmente foi feita uma sensibilização pela comunidade educativa da necessidade da separação/recolha dos pacotes de sumo para a participação neste concurso. Foram espalhados pela escola recipientes, também eles realizados pelos alunos, para a colocação dos pacotes de sumo, após tão grande adesão foi só “meter mãos à obra”.
A estrutura da árvore tem aproximadamente dois metros e meio, foi construída reutilizando tubos de cartão de diferentes tamanhos tendo o tronco principal sido coberto com inúmeros pacotes de sumo cortados, dando ideia da textura das árvores. Os diferentes galhos da árvore foram cobertos por variadíssimas folhas e onde foram pendurados os respectivos frutos.
Os frutos (maçãs, peras e laranjas) são todos tridimensionais tem aproximadamente treze centímetros e cada fruto é compostos por seis pacotes de sumo, que depois de serem cortados com as respetivas formas, foram agrafados e pendurados nos ramos da árvore. Cada fruto possui uma folha tendo sido o local escolhido para conter os símbolos Tetra pak e FSC (embora estes símbolos estejam espalhados por toda a árvore).
Pensando na parte funcional da árvore incorporou-se no tronco desta uma caixa para recolha de sugestões dadas pelos alunos acerca de eventos para serem dinamizados na escola. Esta caixa de cartão retangular foi também decorada com embalagens de Compal.
A árvore foi realizada pelos alunos do 8º ano turma B1, que puderam contar com a ajuda de alguns alunos do 6º ano na elaboração dos frutos.
Esta instalação é a prova, de que com alguma criatividade se podem construir objetos funcionais e decorativos e que todos devemos contribuir para a separação dos resíduos.


Leave a Reply