Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

Colocado o desafio aos alunos do Clube Eco Escolas, logo fervilharam de ideias:
- Temos que fazer uma campanha de recolha de embalagens…Que é Tetrapak? E FSC?
A oportunidade deu lugar ao conhecimento… e passámos à fase do planeamento.
Somos EcoEscola, logo a aquisição de materiais deveria ser a menor possível, mesmo porque a agregação em Mega Agrupamento, e as regras orçamentais trouxe dificuldades acrescidas à Escola.
Fomos dar uma volta pela escola e encontrámos uns tubos de eletricidade antigos que dobrámos ao calor e ainda uns ramos caídos no jardim. Fizemos uma estrutura de suporte.
À medida que alunos, funcionários, professores iam trazendo pacotes TetraPak e embalagens de sumo Compal, fomos experimentando até delinear o projeto final: revestimos a estrutura com pacotes, virados do avesso, para que o tronco e ramos fossem uniformes e não requisitassem pintura. Os frutos foram feitos com as embalagens de Compal, do avesso para poderem levar guache, em camadas, para dar volume. Representam os frutos que a Compal utiliza nos Sumos, mas só os que se desenvolvem em árvore: a romã, o pêssego, a pêra, a maçã e a manga. Nas folhas dos frutos, feitas com a mesma embalagem, pode ver-se a marca dos sumos e o símbolo FSC. Para a folhagem restante, usámos pacotes TetraPak de estampagem verde.
Iniciativas destas congregam toda uma comunidade escolar em torno da defesa do ambiente!


Leave a Reply