Trabalho

Trabalho do 2.º Escalão

Colégio Frei São Cristóvão (Caldas da Rainha)

O projeto referenciado foi trabalhado, por alguns alunos, nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica de 5º e 6.ºanos. Inicialmente, os alunos discutiram e debateram ideias, de como poderia ser efetuada a construção da árvore. Seguidamente, procedeu-se à seleção dos materiais a utilizar na composição da árvore, nomeadamente:
• Materiais reutilizados ou reaproveitados:
- embalagens tetrapack;
- ramos de árvores.
• Materiais complementares:
- cola UHU;
- não tecido;
- corda.
Posteriormente, procedeu-se à recolha, junto da comunidade educativa, das embalagens tetrapak e restantes materiais necessários. Uma vez reunido o referido material passou-se à fase de construção:
1. Abertura e lavagem das embalagens tetrapak;
2. Recolha de ramos/ paus de árvores;
3. Construção da estrutura de suporte para a árvore;
4. Corte de pacotes tetrapak, com a forma de pétalas de flores, folhas e frutos;
5. Colagem dos recortes nos ramos.
Este projeto representou uma mais-valia para as nossas crianças, uma vez que permitiu a aquisição de competências das disciplinas envolvidas, tais como: criar composições bidimensionais e tridimensionais a partir da observação e da imaginação, utilizando expressivamente os elementos da forma; selecionar e aplicar os materiais tendo em conta as suas qualidades expressivas/estéticas e aplicar as técnicas específicas aos materiais a utilizar e aos problemas técnicos a resolver.


Leave a Reply